Principais Jogos Olímpicos de Inverno

Aqui estão 5 dos principais jogos Olímpicos de Inverno:

Esqui

Um dos principais motivos que explicam o sucesso das modalidades de esqui ao redor do mundo é o universo de possibilidades que o esporte oferece, garantindo emoção e diversão para todo tipo de pessoa, em qualquer tipo de terreno. O esqui possui várias modalidades, a que eu irei citar nesta página é sobre o esqui estilo livre.
O esqui estilo livre, também conhecido como esqui freestyle, seu objetivo é realizar as acrobacias mais técnicas e criativas, combinando velocidade, agilidade e capacidade de realizar manobras aéreas durante a prática de esqui.
O estilo livre foi reconhecido como uma disciplina pela Federação Internacional de Esqui (FIS), em 1979. O órgão dirigente trouxe novos regulamentos na tentativa de conter alguns dos elementos mais perigosos do esporte em sua infância, e a primeira série da Copa do Mundo FIS foi realizada no ano seguinte.


Hóquei no gelo

O hóquei no gelo é um esporte de equipe rápido, eficiente e emocionante. Ele atrai grandes multidões nos Jogos Olímpicos, graças ao espetáculo e à tensão das partidas.

A primeira equipe reconhecida, o McGill University Hockey Club, foi formada em 1880, quando o hóquei se tornou o esporte nacional canadense e se espalhou por todo o país. Em 1892, o Governador Geral do Canadá ofereceu a Taça Stanley (“Stanley Cup”), que foi conquistada pela primeira vez por uma equipe representante da Associação Atlética Amadora de Montréal.

Bobsled

O bobsled é um esporte de inverno criado pelos suíços no final de 1860, no qual equipes fazem descidas cronometradas em pistas de gelo estreitas, sinuosas e inclinadas em um trenó movido pela força da gravidade. As corridas cronometradas são combinados para calcular a pontuação final.

Em 1924, nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix, aconteceu a primeira competição de bobsled com 4 homens. Em 1932, nos Jogos de Lake Placid, o evento de 2 homens foi adicionado em um formato que se mantém até os dias de hoje. A primeira competição feminina de bobsled — com 2 mulheres —aconteceu em 2002.

Curling

O curling é um esporte de equipe com quatro jogadores cada, praticado em uma pista de gelo retangular, o objetivo é lançar pedras o mais próximo possível do alvo. As equipes são formadas pelos lançadores e pelos varredores. Os varredores acompanham a pedra lançada com uma vassoura, diminuindo o atrito da pedra com o gelo.
Para eventos cobertos, o gelo criado artificialmente é borrifado com gotas d’água que congelam e deixam a pista áspera. Esse tipo de gelo, chamado gelo pedregoso, auxilia na aderência da pedra e possibilita um jogo mais consistente.

Snowboard

Um dos esportes de inverno mais populares e apaixonantes do mundo, o snowboard que combina elementos do surfe, do skate e do esqui e ele proporciona um mix de sensações indescritíveis – de passeios tranquilos nas pistas até picos de adrenalina com os saltos e manobras mais radicais.

Os Estados Unidos realizaram seus primeiros campeonatos nacionais em 1982 e sediaram o primeiro Campeonato Mundial, em 1983. A Federação Internacional de Snowboard (sigla ISF em inglês) foi formada sete anos depois e a Federação Internacional de Esqui (sigla FIS em francês) introduziu o snowboard como uma das suas disciplinas em 1994. Isso ajudou a pavimentar o caminho para a inclusão do snowboard nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *