Skate Olímpico

O skate é um esporte jovem e espetacular que se desenvolveu nos EUA na década de 1950 conforme a cultura do surfe se popularizava. Fazia parte do underground, cultura alternativa da década de 1980, e anda de mãos dadas com valores de liberdade, rebelião e emoção. O esporte continuou a se desenvolver e tornou-se mais acessível no início do século 21, revelando-se um grande sucesso entre os jovens.

BREVE RESUMO DAS REGRAS

Os skatistas são julgados pela altura e velocidade dos truques que realizam durante os saltos, além da capacidade de usar toda a superfície e os obstáculos. Eles realizam três apresentações de 45 segundos, com a melhor das três contando como a pontuação final da rodada. 

As provas de street acontecem em um percurso em linha “semelhante a uma rua” com escadas, corrimãos e outros “obstáculos” montados para remeter aos ambientes urbanos onde o skate nasceu. Os atletas executam uma série de manobras e também são julgados pela forma como controlam a prancha durante duas corridas de 45 segundos e cinco truques que realizam. Em cada rodada, a corrida com a maior pontuação e as duas manobras mais bem avaliadas são somadas e resultam na pontuação final do atleta.